Sobre o KRAV MAGA

O QUE É O KRAV MAGA ?

KRAV MAGA QUE SIGNIFICA EM HEBRAICO “CLOSE COMBAT”, TEM DUAS VERTENTES DISTINTAS.

A legítima defesa é a espinha dorsal do Krav Maga, e contém várias técnicas destinadas a permitir que aqueles que nela são iniciados se possam defender de um ataque/agressão, evitem lesões e vençam um agressor. Esta vertente contém técnicas de defesa contra uma grande variedade de ataques armados ou desarmados e em diferentes posições básicas: em pé, sentado, deitado…

O combate corpo a corpo é uma fase mais avançada do Krav Maga e ensina como neutralizar um oponente de forma rápida e eficaz. Reúne elementos relativos ao próprio combate: táticas, esquivas, a combinação de diferentes ataques, e a própria dimensão psicológica do combate …assim como tantos exercícios que permitem desenvolver a sua capacidade de gerir situações de confrontos físicos perigosos.

QUAL A FORÇA DO KRAV MAGA ?

Ele nasceu num contexto histórico onde saber se defender era importante. Imi Lichtenfeld planeou o seu método com o realismo em mente e, ao longo dos anos, testou as suas descobertas em muitas circunstâncias. Isso faz do Krav Maga uma autodefesa moderna e realista caracterizada por uma forma de pensar coerente e lógica que permite técnicas naturais, práticas e fáceis baseadas em movimentos relativamente simples do corpo humano.

Obviamente, a preocupação com o realismo desta disciplina não autoriza a construção de regras desportivas, nem de competições, o que a limitaria às proibições dessas regras. Constitui um método ideal de autodefesa para enfrentar perigos graves.

O QUE DIFERENCIA O KRAV MAGA ?

DISTÂNCIA E TEMPO

Os movimentos simples são curtos e, portanto, não cansativos. Eles permitem que você mantenha o máximo de frescor físico durante uma luta; sendo a distância mais curta, é automaticamente mais rápido.

UMA DISCIPLINA DESPORTIVA

Apesar da ausência de limitações no Krav Maga, observamos com certeza as regras de segurança para que o praticante possa praticar sem perigo e atingir um alto nível técnico, tentando garantir que nenhum movimento, nenhum ataque, não sejam desconhecidos.

No Krav Maga a busca pela eficiência tem precedência sobre a estética. Nas nossas escolas, tentamos treinar bons praticantes que só usarão seu conhecimento na arte da autodefesa quando for absolutamente necessário. As aulas são ministradas em vestuário desportivo específico do Krav Maga e com protecções, de forma a proteger os praticantes, respeitando as regras elementares de segurança.

Na FEKM, cada nota é validada após um tempo de prática obrigatório e após um exame real e exigente.

O CONCEITO DE AUTODEFESA

Para que a defesa seja legítima, ela deve responder aos seguintes três pontos:

  • Uma resposta necessária e adequada: Se nenhuma outra alternativa for possível;
  • Corresponde a uma necessidade imperativa: (que a vítima não tenha tempo para recorrer à Polícia por exemplo);
  • Seja proporcional ao ataque: Responderemos de maneira violenta apenas para nos defendermos imediatamente. Não há legítima defesa quando a resposta ocorre na saída do agressor ou a violência visa prevenir agressões futuras ou incertas. O Krav Maga sendo uma legítima defesa, faz parte deste quadro legal. Na verdade, o instrutor deve ser informado e informar seus alunos.